O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversou com o primeiro-ministro canadense Stephen Harper, o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Gordon Brown, o rei saudita Abdullah e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, durante uma série de telefonemas feitos na sexta-feira (23). Obama pediu o apoio do rei saudita para o fim do contrabando de armas para a Faixa de Gaza e expressou seu interesse em manter a cooperação em questões contra o terrorismo.
Na conversa com Ban Ki-moon, Obama expressou seu apoio à missão de assistência no Iraque e disse esperar que a missão seja expandida neste ano. Obama e o secretário-geral também discutiram reformas administrativas na ONU. Ao premier canadense o presidente dos EUA disse que irá ao Canadá em sua primeira viagem internacional após assumir o cargo. Obama e Harper também discutiram a questão do Afeganistão, mudanças climáticas e a situação econômica global, informou a Casa Branca.
Obama ainda informou Gordon Brown de que espera comparecer à reunião de cúpula de líderes do G-20 (grupo dos 8 países mais ricos do mundo e 12 emergentes), marcada para abril, em Londres. A Casa Branca afirmou que Obama disse a Brown que espera estreitar a "relação especial" entre os EUA e a Grã-Bretanha. "Ele expressou seu desejo de trabalhar junto para confrontar a crise econômica global e reiterou sua expectativa de participar da reunião do G-20 em Londres.
Lula enfrentará travessia turbulenta em 2025 antes de efetivar busca por reeleição
Após cerco em 2024, Bolsonaro deve enfrentar etapas mais duras dos processos no STF em 2025
Enquanto Milei dá exemplo de recuperação na Argentina, Lula mergulha Brasil em crises
2025 será um ano mais difícil para a economia brasileira