Três prêmios Nobel da Paz devem tomar parte de uma mesa de negociações com o governo do Paraguai, como preparação para a transição política do país, após as eleições de 2013, que serão monitoradas por observadores internacionais. A informação foi divulgada nesta terça-feira (23) pelo representante da OEA (Organização dos Estados Americanos) John Biehl del Río, após uma reunião com o chanceler paraguaio José Félix Fernández Estigarribia, em Assunção.
Os ex-presidentes Jimmy Carter (EUA) e Oscar Arias (Costa Rica) além de um representante da União Europeia, devem se reunir com diversos grupos políticos do país, tendo por objetivo "robustecer a democracia paraguaia".
"As questões que o Paraguai quer e tem que corrigir, o país vai fazer no próximo governo e de maneira democrática", acrescentou Biehl, que não informou uma data para o início das negociações.O Paraguai virou alvo de uma grande controvérsia no continente após a destituição do presidente Fernando Lugo em junho.
O processo político, que durou menos de 48 horas, sofreu oposição dos países vizinhos (como Brasil e Argentina), que suspenderam a participação paraguaia nos principais blocos regionais.
As organizações sul-americanas Mercosul (de teor econômico) e Unasul (de teor político) consideraram a cassação de Lugo uma "ruptura democrática" e apontaram que só reconhecerão as autoridades eleitas nos pleitos gerais de 21 de abril de 2013.