O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) exortou a Coréia do Norte a abandonar a idéia de realizar um teste nuclear e alertou Pyongang sobre a imposição de retaliações se levar adiante o plano.
Em declaração unânime desta sexta-feira, o conselho disse que um teste nuclear "colocaria a paz, a estabilidade e a segurança da região em risco" e "provocaria condenação universal da comunidade internacional".
O órgão pediu à Coréia do Norte que se desfaça de todas as suas armas nucleares e programas atômicos.
A nota diz à Coréia do Norte que um teste nuclear levaria a ações do Conselho de Segurança, sem especificar que tipo de medidas seriam essas.
Na quinta-feira, o governo dos EUA, que chegou a dizer que não aceitaria uma Coréia do Norte com arma nuclear, abrandou o tom da resposta ao anúncio norte-coreano .
Na terça-feira, a Coréia do Norte anunciou que planejava realizar um teste nuclear subterrâneo, mas não disse quando. O regime comunista, considerado o mais fechado do mundo, disse que o teste seria uma resposta à "ameaça" representada pelos EUA. Em 2002, George W. Bush, em discurso ao povo americano, classificou o país asiático como parte do "eixo do mal", juntamente com o Irã e o Iraque de Saddam Hussein.
Há suspeitas de que o teste possa ser realizado neste fim de semana.
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula