• Carregando...

Representantes das grandes potências mundiais vão se reunir na sexta-feira em Londres para definir os próximos passos contra o Irã, país que se recusa a suspender seu programa de enriquecimento de urânio, disse o Departamento de Estado americano na quinta-feira.

O porta-voz Tom Casey disse que o subsecretário Nicholas Burns vai se encontrar com autoridades políticas de primeiro escalão de França, Rússia, China, Grã-Bretanha e Alemanha para "levar em conta e tomar nota da situação, para revisar onde o processo está e quais devem ser os próximos passos".

A secretária americana de Estado, Condoleezza Rice, deveria se reunir na sexta-feira em Londres com os demais chanceleres do grupo, mas a reunião não chegou a ser marcada. Casey disse que isso se deveu a "questões de agenda" e não a possíveis diferenças entre os países a respeito de eventuais sanções ao Irã.

Casey reiterou a posição dos EUA de que as negociações preliminares entre o representante iraniano Ali Larijani e o chefe da política externa européia, Javier Solana, estão chegando ao fim sem sucesso e que o próximo passo seria aplicar sanções da ONU contra Teerã.

A República Islâmica pediu na quinta-feira ao Ocidente que resolva o impasse por meio de negociações, mas repetiu sua recusa em suspender o programa de enriquecimento, que Washington e outros consideram ser parte do desenvolvimento de armas atômicas, o que o Irã nega.

Rússia e China se opõem a sanções, e mesmo alguns aliados europeus dos EUA acham que a diplomacia merece mais tempo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]