A Organização para Assuntos Humanitários (OCHA) da ONU desbloqueou neste domingo um fundo de ajuda emergencial de US$ 100 mil para as vítimas do terremoto no Paquistão e comprometeu-se a acionar na segunda-feira doadores de recursos para levantar ajuda financeira internacional.
- Desbloqueamos US$ 100 mil do fundo emergencial como ajuda inicial e enviaremos à região assistência humanitária a partir, inicialmente, dos nossos postos em Brindisi (Itália) - disse à EFE a porta-voz da OCHA em Genebra, Elyzabeth Byrs.
Byrs afirmou ainda que a OCHA está à espera de informações oficiais das equipes de resgate no Paquistão para avaliar a situação em que se encontram cidades atingidas pelos tremores e começar o envio de ajuda emergencial.
Um porta-voz do secretário-geral da ONU Kofi Annan - que está em visita oficial a Genebra até 11 de outubro - emitiu um comunicado com condolências de Annan às vítimas e a familiares dos mortos.
"A organização está em contato com os governos do Afeganistão, Índia e Paquistão para determinar a forma com que as Nações Unidas podem assistir e apoiar os trabalhos de resgate e posteriormente a sua recuperação e construção", afirmou o comunicado.
- Cada hora que passa conta, temos que agir muito mais depressa - afirmou Byrs, que também está coordenando os esforços de ajuda às vítimas do furacão Stan na América Central, principalmente em El Salvador, Guatemala e na região de Chiapas, no México.