O coordenador da ONU para a gripe aviária e humana, David Nabarro, pediu à comunidade internacional para voltar sua ajuda no Vietnã para prevenir que a doença adquira proporções de pandemia no país asiático, informou nesta terça-feira a imprensa estatal.
Assim falou Nabarro, que realiza uma viagem de pesquisa pela Ásia, ao vice-primeiro-ministro vietnamita, Nguyen Tang Dung, durante a reunião que realizaram nesta segunda-feira em Hanói, a capital.
Por sua vez, Dung informou ao representante da ONU do plano de ação elaborado no Vietnã para enfrentar uma possível epidemia da gripe aviária em humanos, que neste país já causou 41 mortes.
O plano inclui a modernização de hospitais e laboratórios, o acúmulo de remédios e programas de simulação de surtos do vírus H5N1.
Em caso de uma pandemia, o programa contempla a completa suspensão da atividade na indústria avicultura e o sacrifício de todas as aves infectadas.
O plano, que também prevê formar equipes sanitárias móveis e pôr em quarentena os afetados, terá um custo ao redor de US$ 440 milhões (367 milhões de euros) que, segundo o Vietnã, deverão ser dados pelos países doadores.
O Vietnã é o país mais afetado pela gripe aviária, que causou a morte de 60 pessoas na Ásia, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A OMS advertiu à comunidade internacional que a gripe aviária pode se transformar em uma pandemia de proporções catastróficas se não for controlada em tempo.