A conferência de paz conhecida como "Genebra 2", com o objetivo de encerrar o conflito na Síria, será realizada em 22 de janeiro, informou um porta-voz do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em comunicado nesta segunda-feira (25), encerrando seis meses de discussões sobre a data do encontro.
"Nós iremos a Genebra numa missão de esperança", disse o comunicado, sem informar quem vai participar do encontro ou se o Irã será convidado - uma questão que já provocou divisões entre EUA e Rússia no passado.
No entanto, Ban espera que "todos os parceiros regionais e internacionais demonstrem apoio significativo para negociações construtivas", disse o comunicado.
O encontro tem como objetivo levar o governo sírio e a oposição à mesa de negociações, pela primeira vez, após quase três anos de conflito.
O objetivo da conferência, conhecida como "Genebra 2", é implementar o Comunicado de Genebra, de 30 de junho de 2012, que prevê a criação de um órgão de governo de transição com poderes executivos completos, incluindo sobre entidades militares e de segurança, com base no consentimento mútuo.
Ban "espera que os representantes sírios venham para Genebra com um claro entendimento de que este é o objetivo, e com uma intenção séria de acabar com uma guerra que já deixou mais de 100.000 mortos", disse o comunicado.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas