A operadora da usina nuclear japonesa Fukushima Daiichi, danificada pelo tsunami e o terremoto de 11 de março, disse nesta quarta-feira que um novo vazamento de água radioativa, que estaria indo para o oceano, já foi fechado.
Segundo um porta-voz da Tokyo Electric Power Co. (Tepco), trabalhadores conseguiram fechar o vazamento que foi descoberto mais cedo nesta quarta-feira em um poço de armazenamento externo do reator 3 da usina Daiichi, a poucos metros do mar.
O reator 2 da usina teve vazamentos semelhantes que a operadora conseguiu controlar no mês passado com vidro líquido e outras substâncias.
Desde o terremoto e o tsunami de 11 de março no nordeste do Japão, a Tepco está tendo que despejar água sobre os reatores para resfriá-los, mas também foi necessário encontrar espaço para armazenar a água contaminada.
O Ministério das Relações Exteriores de Japão informou os Estados Unidos e países vizinhos sobre o vazamento desta quarta, segundo Hidehiko Nishiyama, porta-voz da agência de segurança nuclear japonesa.
A China e a Coreia do Sul criticaram o Japão quando o país despejou milhares de toneladas de água contaminada da usina no mar, no mês passado, sem um aviso prévio.