A operadora da usina nuclear japonesa Fukushima Daiichi, danificada pelo tsunami e o terremoto de 11 de março, disse nesta quarta-feira que um novo vazamento de água radioativa, que estaria indo para o oceano, já foi fechado.
Segundo um porta-voz da Tokyo Electric Power Co. (Tepco), trabalhadores conseguiram fechar o vazamento que foi descoberto mais cedo nesta quarta-feira em um poço de armazenamento externo do reator 3 da usina Daiichi, a poucos metros do mar.
O reator 2 da usina teve vazamentos semelhantes que a operadora conseguiu controlar no mês passado com vidro líquido e outras substâncias.
Desde o terremoto e o tsunami de 11 de março no nordeste do Japão, a Tepco está tendo que despejar água sobre os reatores para resfriá-los, mas também foi necessário encontrar espaço para armazenar a água contaminada.
O Ministério das Relações Exteriores de Japão informou os Estados Unidos e países vizinhos sobre o vazamento desta quarta, segundo Hidehiko Nishiyama, porta-voz da agência de segurança nuclear japonesa.
A China e a Coreia do Sul criticaram o Japão quando o país despejou milhares de toneladas de água contaminada da usina no mar, no mês passado, sem um aviso prévio.
TRF1 autoriza resolução que facilita aborto em menores de 14 anos sem o aval dos pais
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Meta anuncia que adotará sistema semelhante ao do X para checagem de fatos
Morador de rua preso pelos atos de 8/1 é absolvido por Moraes; assista ao Sem Rodeios