MedicinaAndrew Fire e Craig Mello
Craig Mello, de 46 anos, é professor de Biologia da Universidade de Harvard, mas também atua na Universidade de Massachusetts e no Instituto de Pesquisas Howard Hughes. Andrew Fire, de 47 anos, é biólogo da Universidade de Medicina de Stanford e do Instituto de Tecnologia de Cambridge. Os cientistas desvendaram o mecanismo fundamental sobre o controle do fluxo da informação genética. O estudo se concentra no RNA (ácido ribonucleico) e suas funções para o fluxo da informação genética do DNA às proteínas.
QuímicaRoger Kornberg
Nascido nos EUA, Roger Kornberg, de 59 anos, é professor da faculdade de Medicina de Stanford. Foi premiado por sua pesquisa sobre a transcrição dos genes. O universo científico sempre fez parte da vida de Roger. Seu pai, Arthur, ganhou o Nobel em Medicina há 47 anos.
FísicaJohn Mather e George Smoot
A dupla foi premiada pelo trabalho sobre a teoria do Big Bang. Smoot, de 61 anos, é catedrático da Universidade de Berkeley e doutor em Física por Cambridge. Mather, de 60 anos, trabalha como astrofísico na Nasa e é doutor em Física pela Universidade da Califórnia.
A tese vencedora do Nobel amplia a compreensão sobre origem das galáxias e do Universo. O estudo é sustentado em medições feitas pelo satélite Cobe, que foi lançado pela Nasa (agência espacial norte-americana) em 1989.