Sim, o Irã tem muito mais que tapetes e gatos persas! Tudo bem que os tapetes realmente são lindos e valem a visita, mas chamam mais a atenção os sítios históricos, patrimônios da humanidade, como a Tumba do Imperador "Ciro, o Grande", a cidade de Pasárgada e Persépolis, e outros monumentos que datam de milênios atrás e registram o berço de civilizações.
Cheiros e sabores estão disponíveis a cada esquina, nas vendas de grãos e frutas, e interessa o costume particular de cada cidade.Em Qom, capital religiosa e de estudos do país, e Mashad, por exemplo,é costume que todas as mulheres cubram o corpo com uma vestimenta chamada xador, mostrando apenas o rosto e mãos.
Já em cidades como Teerã, Shiraz e Esfahan os costumes são mais livres, mas as mulheres respeitam a lei do país que obriga mesmo estrangeiras a usar ohijab um lenço sobre os cabelos. Há uma riqueza muito grande entre cada cidade, caminhos que levam ao deserto, ao passado e ao futuro, como por exemplo a Torre Milad, em Teerã, de 400 metros de altura, sexta torre mais alta do mundo. (NC)