Enquanto negociadores de ternos escuros e cenhos franzidos trabalham com dificuldade no centro de convenções Bella Centre de Copenhague para fechar um acordo global sobre o clima, uma cúpula diferente acontece em um centro esportivo no centro da cidade.
No complexo DGI-Byen, um grupo de economistas apresenta argumentos em favor de economias sem crescimento, estudantes jovens escrevem furiosamente em seus blogs e mulheres com "dreadlocks" trabalham em cabines de intérpretes. Um palhaço passeia pelo local.
Bem-vindo ao Klimaforum, a cúpula alternativa promovida por 30 organizações não governamentais e grupos estudantis dinamarqueses para complementar e desafiar as negociações oficiais.
"Queremos influenciar o processo em curso no Bella Centre, mas também estamos construindo um movimento global da sociedade civil para combater as mudanças climáticas", disse a organizadora Kristine Holten-Andersen. "E estamos conseguindo."
A lista de palestrantes inclui nomes favoritos do movimento anticapitalista, entre eles Vandana Shiva, George Monbiot e Naomi Klein, e ao longo de duas semanas vai atrair cerca de 10 mil pessoas de 92 países, disse ela.
Enquanto as tensões crescem na conferência oficial, o ambiente no Klimaforum é de otimismo.
"Saia e lute pela utopia!", gritou um palestrante, o ex-político dinamarquês Niels I. Meyer, em palestra em que defendeu que as pessoas deveriam trabalhar menos horas para reduzir o consumo e as emissões de gases.
A negociadora chefe do governo boliviano, Angelica Navarro, foi aplaudida quando disse, na quinta-feira, que a raiz das mudanças climáticas está no capitalismo.
"Estou muito feliz de ouvir vocês, porque é tão difícil dizer isso no Bella Centre", disse.
"Acho que o que está acontecendo neste local é a coisa mais importante que está acontecendo em Copenhague", afirmou na quinta-feira Naomi Klein, autora do texto seminal sobre anticonsumismo "No Logo".
A engenheira ambiental alemã Christiane Oros, que compareceu ao Klimaforum esta semana, disse que se sentiu inspirada pela cúpula alternativa: "Isso está me motivando e me fez ter vontade de buscar o que poderei fazer daqui em diante em minha vida".
Empresas enfrentam “tempestade perfeita” com inflação, contas do governo e alta de juros
Bancada governista faz malabarismo para acabar com escala 6×1; acompanhe o Entrelinhas
Vereadores de Cuiabá receberão mais de R$ 57 mil com “gratificação por desempenho”
Os verdadeiros democratas e o ódio da esquerda à democracia