Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Vaticano

Papa Francisco reza Missa da Páscoa para 250 mil fiéis

O papa felicitou a multidão presente na praça de São Pedro e deu a bênção Urbi et Orbi apenas em italiano | EFE
O papa felicitou a multidão presente na praça de São Pedro e deu a bênção Urbi et Orbi apenas em italiano (Foto: EFE)
O papa Francisco, de 76 anos, rezou a missa sozinho |

1 de 6

O papa Francisco, de 76 anos, rezou a missa sozinho

Papa celebra a missa de Páscoa |

2 de 6

Papa celebra a missa de Páscoa

Papa Francisco chega para celebrar a Santa Missa de Páscoa na Praça de São Pedro |

3 de 6

Papa Francisco chega para celebrar a Santa Missa de Páscoa na Praça de São Pedro

Visão geral que mostra o papa Francisco entregar o Urbi et Orbi mensagem e bênção aos fiéis após a missa de Páscoa na Praça de São Pedro |

4 de 6

Visão geral que mostra o papa Francisco entregar o Urbi et Orbi mensagem e bênção aos fiéis após a missa de Páscoa na Praça de São Pedro

Papa Francisco saudando os fiéis depois de entregar o Urbi et Orbi, mensagem e bênção aos fiéis, após a missa de Páscoa na Praça de São Pedro |

5 de 6

Papa Francisco saudando os fiéis depois de entregar o Urbi et Orbi, mensagem e bênção aos fiéis, após a missa de Páscoa na Praça de São Pedro

Papa Francisco recebeu uma camisa do San Lorenzo de Almagro, time de futebol argentino, no final da Santa Missa de Páscoa na Praça de São Pedro |

6 de 6

Papa Francisco recebeu uma camisa do San Lorenzo de Almagro, time de futebol argentino, no final da Santa Missa de Páscoa na Praça de São Pedro

Cerca de 250 mil fiéis, segundo o Vaticano, lotaram neste domingo a praça de São Pedro do Vaticano durante a missa solene do Domingo da Ressurreição, rezada pelo papa Francisco, a primeira de seu pontificado.

Depois da missa, o papa leu a Mensagem Pascal e deu a bênção "Urbi et Orbi", à cidade de Roma e a todo o mundo.

Antes de pronunciar a mensagem, o papa cumprimentou um por um aos cardeais presentes e percorreu no papamóvel descoberto o recinto vaticano, adornado com 40 mil flores provenientes da Holanda, que transformaram a famosa praça em um jardim.

Francisco cumprimentou, além disso, os presentes e de novo beijou várias crianças. A uma delas, afetada por uma doença incurável, a beijou e abraçou com mais intensidade.

O papa foi recebido com "vivas" e bandeiras pelos milhares de presentes, muitos deles argentinos, que agitavam a bandeira nacional do país do qual procede Francisco.

O papa, de 76 anos, rezou a missa sozinho, embora tenha sido ajudado pelos cardeais Angelo Comastri e Raffaele Farina.

Do rito, que começou com o canto do "Resurrexit", participaram várias centenas de representantes da Igreja entre cardeais, bispos e sacerdotes.

Na missa não houve homilia, já que o papa a pronunciou durante a Vigília Pascal realizada esta noite passada na Basílica de São Pedro.

Como ocorre desde o ano 2000, quando se recuperou uma tradição perdida há 800 anos, no altar foi colocado o ícone do Santíssimo Salvador conhecido como "Acheropita" (que significa não pintado por mãos humanas).

Trata-se de uma das imagens mais veneradas da cristandade e que se conserva na capela Sancta Santorum, localizada no prédio anexo à Basílica de São João de Latrão, onde se guarda a Escada Santa pela qual segundo a tradição Jesus subiu durante sua paixão.

Antes de começar a missa, Francisco orou alguns minutos perante o ícone do Santíssimo Salvador.

A Mensagem Pascal dará fim aos ritos da Semana Santa, a primeira do papa argentino, que nesta segunda-feira (1º) voltará à Praça de São Pedro para rezar ao meio-dia o Regina Coeli, que substitui o Angelus no tempo da Páscoa.

O papa deve permanecer no Vaticano e não tirar dias de descanso após os ritos da Semana Santa.

Missa de Páscoa

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.