O papa Bento 16 usou o tradicional pronunciamento de Ano Novo nesta sexta-feira (1º) para pedir uma mudança no estilo de vida como forma de salvar o meio ambiente, afirmando que responsabilidade ambiental é essencial para a paz mundial.
Lembrando que líderes mundiais se reuniram em Copenhagen no mês passado na cúpula do clima promovida pela Organização das Nações Unidas, o papa afirmou que a ação em nível individual e comunitário é igualmente importante para proteger o ambiente.
"Gostaria de ressaltar a importância das escolhas dos indivíduos, famílias e dos governos locais na preservação do ambiente", afirmou o papa a milhares de fieis reunidos na praça São Pedro.
"Um objetivo compartilhado por todos, uma condição indispensável à paz, é cuidar dos recursos naturais da Terra com justiça e sabedoria."
O papa, que sofreu um susto na semana passada quando uma mulher o derrubou durante a missa de Natal, também afirmou que "responsabilidade ecológica" deve ser ensinada como parte das disciplinas escolares.
Bento 16 e seu antecessor João Paulo 2o introduziram o Vaticano firmemente na luta ambiental. No mês passado, em mensagem enviada a chefes de Estado e organizações internacionais, o papa pediu que as nações ricas assumam a responsabilidade na crise ambiental e para a redução do consumismo.
Como o caso do monitoramento do Pix virou uma enorme derrota para o governo Lula
Big Brother tributário: revogação de norma do Pix não reduzirá fiscalização da Receita
Mesmo com vetos, Propag ainda é ótimo negócio para estados endividados
AGU age como braço jurídico do governo, mas não tem competência para processar a Meta