O papa Bento XVI retomou uma tradição que havia sido introduzida trinta anos atrás por Paulo VI, voltando a realizar as famosas audiências gerais das quartas-feiras de verão (hemisfério norte) na residência papal de verão de Castelgandolfo.
Bento chegou à cidade, que fica a cerca de 30 quilômetros de Roma, na noite da última segunda-feira, após um período de repouso na cidade de Bressanone, no norte da Itália.
Segundo o pontífice, nas duas semanas em que esteve em Bressanone ele se dedicou à meditação e à pregação, "para as angústias ligadas às incertezas que a humanidade está vivendo neste momento".
- São realmente muitos aqueles que me escrevem pedindo para rezar por eles. Manifestam a mim suas alegrias, mas também suas preocupações, seus projetos de vida, mas também seus problemas familiares e de trabalho, as esperas e as esperanças que levam no coração, junto às angústias ligadas às incertezas que a humanidade está vivendo neste momento - disse Bento XVI.
No encontro com os fiéis, reunidos no pátio do castelo pontifício, Bento XVI lembrou de dois santos contemporâneos mortos no holocausto nazista, cujas festas são celebradas esses dias: Edith Stein (9 agosto) e Massimiliano Kolbe (14 agosto).