As Forças Armadas que combatem em uma zona dominada pelo Taleban no Paquistão ganharam terreno nesta quarta-feira, em uma dura ofensiva contra um acampamento de extremistas perto da fronteira afegã, segundo funcionários dos serviços secretos locais. As autoridades afirmam que o Exército tenta tomar controle da cidade do líder do Taleban no Paquistão, Hakimullah Mehsud.

CARREGANDO :)

Além disso, as fontes nos serviços secretos disseram que mísseis aparentemente lançados pelos Estados Unidos mataram dois militantes em uma região vizinha. Esse ataque pode causar problemas, pois a área é controlada por outro grupo militante que o Exército tenta cooptar durante a ofensiva.

A operação de cinco dias no Waziristão do Sul é considerada um teste crítico na nação que possui a bomba nuclear, em sua luta contra os extremistas. Os rebeldes são acusados de realizar ataques em casa e também contra as forças ocidentais no vizinho Afeganistão.

Publicidade

Na terça-feira, um duplo atentado na Universidade Islâmica Internacional deixou seis mortos em Islamabad, em uma aparente represália à ofensiva. Todas as instituições de ensino do país estavam fechadas nesta quarta-feira.

Os soldados avançam em três frentes no Waziristão do Sul. A batalha pela cidade de Kotkai é também simbólica, pois Mehsud e seu vice, Qari Hussain, nasceram nessa área. A cidade também fica no caminho da importante base militante de Sararogha.

Fontes de inteligência afirmaram que casas dos dois líderes militantes foram destruídas em explosões controladas. O porta-voz do Exército, general Athar Abbas, porém, negou esses ataques. Segundo Abbas, houve mais confrontos nas montanhas e proximidades de Kotkai.

As forças de segurança conseguiram controlar Khaisura, uma vila que é outra frente da ofensiva, segundo o Exército. Um comunicado dos militares informa que três soldados foram mortos, elevando para 16 o número de baixas entre as Forças Armadas na ação. Do lado dos militantes, houve 15 novas mortes, elevando o número total de baixas para 105. Não se sabe se há civis nesse total, nem é possível confirmar de modo independente a versão das autoridades.

Já o ataque com míssil ocorreu em Spalaga, uma vila com aproximadamente mil casas no Waziristão do Norte. Duas fontes de inteligência afirmaram que pelo menos dois supostos insurgentes morreram, na área controlada pelo líder insurgente Hafiz Gul Bahadur. O Exército tenta convencer Bahadur a aliar-se na luta contra o Taleban, e o ataque com míssil pode atrapalhar a iniciativa.

Publicidade
Veja também
  • Ataque a universidade mata 6 pessoas no Paquistão