Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Índia

Paquistão promete caçar envolvidos com ataque a Mumbai, diz Rice

Ativistas pedem paz na Índia após ataques a Mumbai | ASIF HASSAN/AFP
Ativistas pedem paz na Índia após ataques a Mumbai (Foto: ASIF HASSAN/AFP)

A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, fez uma visita surpresa ao Paquistão, nesta quinta-feira, e disse que o governo de Islamabad deu garantias de que irá combater o terrorismo e capturar qualquer pessoa que tenha ligação com os ataques da semana passada em Mumbai, na Índia.

Rice disse que a luta contra o terrorismo é um "esforço global", em entrevista coletiva após a rápida viagem, que teve como objetivo acalmar os ânimos entre os dois rivais que possuem arma nuclear.

A Índia culpou grupos cujas bases ficam em território paquistanês pelos ataques que mataram quase 200 pessoas, incluindo seis norte-americanos, na capital financeira do país.

"Todos querem impedir futuros ataques", disse a secretária na entrevista em uma base militar, antes de partir.

"O Paquistão, a liderança paquistanesa, compreendem a importância disso, particularmente de combater o terrorismo e prender qualquer pessoa envolvida com esse ataque", acrescentou.

A visita de Rice ao Paquistão aconteceu um dia após ela ter se encontrado com líderes indianos em Nova Délhi. Ela disse que teve discussões responsáveis em ambas as capitais.

O Paquistão condenou os ataques, negou qualquer envolvimento das agências do governo e prometeu colaborar com a Índia nas investigações.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.