A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, fez uma visita surpresa ao Paquistão, nesta quinta-feira, e disse que o governo de Islamabad deu garantias de que irá combater o terrorismo e capturar qualquer pessoa que tenha ligação com os ataques da semana passada em Mumbai, na Índia.
Rice disse que a luta contra o terrorismo é um "esforço global", em entrevista coletiva após a rápida viagem, que teve como objetivo acalmar os ânimos entre os dois rivais que possuem arma nuclear.
A Índia culpou grupos cujas bases ficam em território paquistanês pelos ataques que mataram quase 200 pessoas, incluindo seis norte-americanos, na capital financeira do país.
"Todos querem impedir futuros ataques", disse a secretária na entrevista em uma base militar, antes de partir.
"O Paquistão, a liderança paquistanesa, compreendem a importância disso, particularmente de combater o terrorismo e prender qualquer pessoa envolvida com esse ataque", acrescentou.
A visita de Rice ao Paquistão aconteceu um dia após ela ter se encontrado com líderes indianos em Nova Délhi. Ela disse que teve discussões responsáveis em ambas as capitais.
O Paquistão condenou os ataques, negou qualquer envolvimento das agências do governo e prometeu colaborar com a Índia nas investigações.
- Forças do Paquistão matam 30 militantes em ataque aéreo
- Explosivos são encontrados em principal estação de Mumbai
- Explosivos são encontrados em principal estação de Mumbai
- Rice pede a Paquistão para colaborar com investigação em Mumbai
- Terroristas que atacaram Mumbai estariam sob efeito de drogas, diz jornal britânico