A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, fez uma visita surpresa ao Paquistão, nesta quinta-feira, e disse que o governo de Islamabad deu garantias de que irá combater o terrorismo e capturar qualquer pessoa que tenha ligação com os ataques da semana passada em Mumbai, na Índia.
Rice disse que a luta contra o terrorismo é um "esforço global", em entrevista coletiva após a rápida viagem, que teve como objetivo acalmar os ânimos entre os dois rivais que possuem arma nuclear.
A Índia culpou grupos cujas bases ficam em território paquistanês pelos ataques que mataram quase 200 pessoas, incluindo seis norte-americanos, na capital financeira do país.
"Todos querem impedir futuros ataques", disse a secretária na entrevista em uma base militar, antes de partir.
"O Paquistão, a liderança paquistanesa, compreendem a importância disso, particularmente de combater o terrorismo e prender qualquer pessoa envolvida com esse ataque", acrescentou.
A visita de Rice ao Paquistão aconteceu um dia após ela ter se encontrado com líderes indianos em Nova Délhi. Ela disse que teve discussões responsáveis em ambas as capitais.
O Paquistão condenou os ataques, negou qualquer envolvimento das agências do governo e prometeu colaborar com a Índia nas investigações.
- Forças do Paquistão matam 30 militantes em ataque aéreo
- Explosivos são encontrados em principal estação de Mumbai
- Explosivos são encontrados em principal estação de Mumbai
- Rice pede a Paquistão para colaborar com investigação em Mumbai
- Terroristas que atacaram Mumbai estariam sob efeito de drogas, diz jornal britânico
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais