A Igreja da Inglaterra deve um pedido de desculpas a Charles Darwin por não compreender a teoria evolucionista, escreveu um clérigo em um site anglicano lançado nesta segunda-feira (15).
O reverendo Malcolm Brown divulgou o texto para marcar o bicentenário do nascimento de Darwin e os 150 anos de seu seminal trabalho "A Origem das Espécies", ambos no ano que vem.
Segundo Brown, a Igreja da Inglaterra deve pedir desculpas e afirmar que não o compreendeu e "por ter sua primeira reação errada, encorajar outros a não compreender (Darwin) ainda".
A Igreja da Inglaterra disse que o comunicado de Brown refletia a posição dele sobre o tema, mas não constituía um pedido oficial de desculpas. Essa igreja se distancia dos cristãos fundamentalistas, para os quais a teoria da evolução é incompatível com a Bíblia e com a história da criação da Terra.
Darwin nasceu em uma família anglicana, foi educado em uma escola religiosa e se preparou para tornar-se um clérigo. Porém sua teoria de que as espécies evoluem ao longo das gerações através de um processo de seleção natural fez com que ele tivesse conflitos com a igreja. Os líderes religiosos eram em grande parte hostis às idéias de Darwin e as combateram publicamente.
Brown pediu uma "reaproximação" entre o cristianismo e o darwinismo. Há dois anos, a Igreja Anglicana se desculpou por seu papel no tráfico transatlântico de escravos. As informações são da Associated Press.
Deixe sua opinião