Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ataque

Peixe comedor de pênis deixa pescadores preocupados na Nova Zelândia

Blenny australiano tem como hábito se alimentar de órgãos sexuais alheios | Creative Commons
Blenny australiano tem como hábito se alimentar de órgãos sexuais alheios (Foto: Creative Commons)

Um peixe australiano que tem o estranho hábito de se alimentar do órgão sexual de alguns crustáceos como cracas e mexilhões tem preocupado ambientalistas e pescadores na Nova Zelândia.

Batizado de blenny australiano, o Omobranchus anolius migrou da Austrália para as ilhas que compõem o país vizinho, e está atacando os crustáceos locais, que não têm defesa contra o predador.

Por nunca deixarem suas conchas, algumas espécies de cracas desenvolveram um órgão sexual masculino de cerca de 15 centímetros, maior até que o resto do corpo do animal. E é esta parte específica do corpo dos crustáceos que, segundo a revista britânica 'Practical Fish Keeping', os peixes australianos estão devorando.

"Encontramos restos de pênis de crustáceo em seus estômagos. Eles não matam os crustáceos, mas certamente os impedem de se reproduzir", afirma Jeremy Barker, estudante de biologia marinha que pesquisa a chegada dos peixes australianos à região.

De acordo com ele, o ataque dos peixes vai provocar, em breve, uma diminuição da população de alguns crustáceos na Nova Zelândia. Os primeiros blennys australianos foram encontrados no país em 2004. Ovos da espécie devem ter chegado em ostras pescadas na Austrália e utilizadas em fazendas marinhas na costa neo-zelandesa.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.