• Carregando...
Essa é a sexta eleição no Paraguai, após a ditadura | REUTERS/Jorge Adorno
Essa é a sexta eleição no Paraguai, após a ditadura| Foto: REUTERS/Jorge Adorno
  • Fila em seção eleitoral de comunidade nas proximidades de Assunção
  • Ex-presidente Fernando Lugo, que sofreu impeachment em 2012, vota em Assunção
  • Atual presidente do Paraguai, Federico Franco, vota em Assunção. Ele estava acompanhado da primeira-dama, Emilia Alfaro
  • Candidato Efrain Alegre, do Partido Liberal, votou no início da manhã na Associacion Ministerio de Haciend
  • Horacio Carte, candidato do Partido Colorado, votou em Lambaré, na grande Assunção, também na manhã de domingo

Os dois candidatos que polarizam à disputa para presidente do Paraguai, Efraín Alegre (Partido Liberal Radical Autêntico) e Horacio Cartes (Partido Colorado) votaram no início da manhã deste domingo (21), pouco depois da abertura das urnas.

Veja fotos da votação no Paraguai

Alegre depositou o voto por volta das 8h50 (horário brasileiro) na Associação do Ministério da Fazenda, município de Lambaré, na grande Assunção. Acompanhado da filha, Cartes votou às 8h40 (horário brasileiro) no Colégio Goethe, uma instituição privada situada no bairro Ykua Satí, próximo à região onde mora.

Os dois candidatos mostraram confiança na vitória e na transparência do processo eleitoral. Em entrevista coletiva às 7 horas de hoje, Alegre declarou que os paraguaios devem ter uma grande festa cívica e ao fim da jornada o país será o grande vencedor. "Confiamos plenamente no mecanismo da eleição e nos controles para que a votação seja transparente".

Tendência é vitória de Cartes

A disputa é apertada, mas a tendência, segundo os institutos de opinião, é da vitória de Cartes, cujo partido tem cerca de 2 milhões de filiados, do total de 3,5 milhões de eleitores. Os liberais reúnem cerca de 1 milhão de filiados.

Com aparato gigante, o Partido Colorado tem estrutura e poder para mobilizar a população, em um pleito onde o transporte de eleitores é liberado.

Empresário de um grupo que reúne 25 empresas, inclusive de cigarros contrabandeados ao Brasil, Cartes permanecerá em sua casa até as 14 horas. As 22horas deve fazer um comunicado na central do partido.

Essa é a sexta eleição no Paraguai após o fim da ditadura de 35 anos, em 1989. O resultado deve ser divulgado a partir das 21 horas deste domingo.

Veja fotos da votação no Paraguai

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]