Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tensão nuclear

Paralelas

Radiação monitorada

O Japão enviou três sondas supersônicas que sobrevoarão o mar entre seu território e a Península Coreana para monitorar os níveis de radiação na região. Até amanhã, as aeronaves vão coletar mostras de ar a milhares de metros de altitude para analisar a radioatividade.

Bomba poderia matar 200 mil

Segundo informações de especialistas militares russos, a bomba nuclear norte-coreana poderia matar 200 mil pessoas se jogada sobre uma metrópole asiática. A informação foi publicada na edição dominical do jornal britânico Daily Telegraph. Pelos dados de Moscou, a arma teria 20 quilotons, quatro toneladas de peso e 10 pés de comprimento. Um eventual teste na superfície geraria a destruição de tudo numa área de 8 km2.

Potência de 550 toneladas de TNT

A bomba testada teria potência equivalente a 550 toneladas de trinitrotolueno (TNT), informou Park Chang-soo, porta-voz do Instituto Coréia de Geociência e Recursos Minerais. Se o dado estiver correto, a bomba norte-coreana é bem menor do que as bombas atômicas jogadas no Japão durante a Segunda Guerra Mundial. A bomba que caiu sobre Hiroshima em 6 de agosto de 1945 tinha o poder destrutivo de cerca de 15 mil toneladas de TNT. A que atingiu Nagasaki, dias depois, era equivalente a cerca de 21 mil toneladas do explosivo.

Bolsa de seul cai

A notícia do teste nuclear afetou as principais Bolsas de Valores asiáticas, sobretudo a da Coréia do Sul. A Bolsa de Seul fechou em baixa de 2,41%. Já a moeda local, o won, chegou a perder força durante o dia em relação ao euro, mas se valorizou antes do fechamento. As Bolsas de Tóquio (Japão) e Taiwan, dois tradicionais aliados dos EUA, não funcionaram ontem por conta de um feriado. Já o mercado chinês não pareceu ter sido afetado pelos testes atômicos de Pyongyang. As Bolsas de Shangai e Shenzen fecharam em alta de 1,88% e 1,94%, respectivamente.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.