O sistema de ônibus de Nova York começou a funcionar parcialmente neste domingo (28) depois da passagem da agora tempestade tropical Irene pela cidade, embora as autoridades não tenham detalhado até o momento quando retomarão o serviço do metrô e os trens.
A Autoridade Metropolitana de Transporte (MTA, na sigla em inglês) reiniciou às 17h30 (horário de Brasília) deste domingo o serviço em algumas de suas linhas em Manhattan e Bronx, e anunciou que, aos poucos, começarão a funcionar algumas das rotas dos bairros de Queens e Brooklyn.
Por enquanto, as condições meteorológicas - com fortes rajadas de vento em diferentes pontos da cidade - e a persistência das inundações em certas áreas, não permitem que o serviço de ônibus seja restabelecido em Staten Island, segundo informa a MTA em seu site.
"Os ônibus e os motoristas se deslocam até suas posições para restaurar o serviço o mais rápido possível, evitando ruas inundadas e as árvores que ficaram nas vias em muitas áreas da cidade", disseram os responsáveis da entidade metropolitana.
No sábado, a MTA suspendeu totalmente o serviço de ônibus, metrô e trens como medida preventiva diante da chegada de "Irene". Visto que o pior da tempestade já passou, a entidade tenta avaliar os efeitos que teve sobre o sistema para decidir quando os nova-iorquinos poderão usar novamente o transporte público.
O órgão tem atualmente centenas de funcionários distribuídos em suas dependências e pelo sistema de trens para avaliar os impactos de "Irene" no sistema, entre os quais destacou "a inundação de vias e outras instalações, e a queda de árvores e blecautes em toda a região".
Esses operários percorrem a pé o sistema do metrô, para onde se deslocaram alguns trens com bombas para dragar os locais inundados e onde se testa, à mão, o funcionamento do sistema de vias e sinalização, assim como o estado das inúmeras estruturas elevadas pelas quais em algumas ocasiões circulam os trens.
A MTA indicou, além disso, que o problema no sistema de ônibus é que alguns dos locais onde os veículos são estacionados, que foram esvaziados, mas que servem como ponto de partida das rotas, ficaram inundados.
O serviço de trens a Long Island continua interrompido devido às muitas árvores que caíram nas vias e à persistência das fortes rajadas de vento. Por essa razão, nem sequer foram desdobrados operários ao local.
No entanto, as autoridades informaram que o trem que atravessa o rio Hudson para conectar a cidade de Nova York com o estado de Nova Jersey, começará a funcionar às 5h (horário de Brasília) da segunda-feira.
O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, pediu neste domingo paciência aos nova-iorquinos em face da problemática manhã que se espera para esta segunda-feira e inclusive recomendou a quem tenha que chegar a seu local de trabalho que divida táxis com outras pessoas.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano