O Partido Colorado do Paraguai conseguiu uma maioria de 35,76% dos votos para o Senado, segundo dados oficiais que apontam para a vitória de seu candidato à Presidência do país, Horacio Cartes.
De acordo com os dados do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE), correspondentes à apuração de 98,08% dos votos, a segunda força será o Partido Liberal, com 24,36%, a qual se somaria 6,22% de seus aliados do Partido Democrático Progressista (PDP).
Em terceiro lugar fica o esquerdista Frente Guasú, pelo qual o ex-presidente Fernando Lugo competia como cabeça de lista ao Senado e que conseguiu 9,59% dos votos.
Segundo disse um porta-voz da Frente, esta obterá 5 das 45 cadeiras do Senado, uma das quais Lugo ocupará.
A quarta força na Câmara Alta será a Avanza País, uma cisão da Frente Guasú, que foi liderada pelo candidato presidencial Mario Ferreiro, e que alcançou 4,99% dos votos.
O TSJE por enquanto só divulgou os dados da apuração em nível nacional da votação para presidente e para o Senado.
Ainda resta a apuração dos votos para a Câmara Baixa, que o TSJE só divulgou correspondentes à capital, com 37,72% para o Partido Colorado e 13,01% para o Liberal.
Cerca de 3,5 milhões de paraguaios foram convocados às urnas para escolher o presidente, vice-presidente, senadores e deputados, representantes no Parlamento do Mercosul e autoridades dos departamentos do país.