Dirigentes do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), do qual Hugo Chávez faz parte, afirmaram nesta segunda-feira (14) que o "alto comando político" do país está recebendo instruções do presidente do país em Cuba, onde ele está internado na há mais de um mês.

CARREGANDO :)

"O presidente está consciente, em companhia de seus parentes e do alto comando político que se encontra lá (em Cuba) recebendo instruções de seu comandante-em-chefe", afirmou o chefe de imprensa do PSUV, Jorge Rodríguez, em entrevista coletiva .

O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro; o ministro de Mineração e Petróleo, Rafael Ramírez; o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, e a procuradora geral, Cilia Flores, estão em Cuba, segundo informações da imprensa oficial cubana.

Publicidade

Chávez está em Havana se recuperando da delicada operação à qual se submeteu em 11 de dezembro para combater a reincidência de um câncer detectado em sua região pélvica em junho de 2011.

Rodríguez comemorou as informações sobre a saúde de Chávez divulgadas neste domingo pelo Diário Oficial, que indicam que o governante superou uma infecção pulmonar, melhora favoravelmente e está consciente.

O dirigente governista, acompanhado de dois governadores chavistas, pediu aos militantes que se mantenham alertas e nas ruas, e convocou uma grande manifestação para o dia 23 de janeiro, no qual na Venezuela é comemorada a queda da ditadura de Marcos Pérez Jiménez (1952-1958). Também para esta data, a oposição marcou manifestações.

Chávez, que está no poder desde 1999 e foi reeleito no pleito de outubro de 2012 para o mandato 2013-2019, não tomou posse no último dia 10 como determinava a Constituição por causa de seu estado de saúde, embora o Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela tenha aprovado um dia antes dessa data a postergação do ato e a continuidade de seu governo.

Publicidade