O partido conservador populista Cidadãos pelo Desenvolvimento Europeu da Bulgária (GERB), do ex-primeiro-ministro Boiko Borisov, ganhou as eleições gerais antecipadas no país com 33,2% dos votos, segundo as primeiras pesquisas de boca de urna divulgadas neste domingo após o fechamento dos colégios eleitorais.
"Quero governar, pessoalmente. Estou disposto a liderar e, junto com os demais (partidos), tirar o país da crise. Obtive o maior número dos votos, tenho o apoio também da Europa", declarou o ex-primeiro-ministro após conhecer os resultados provisórios.
Atrás da legenda de Borisov, que renunciou em fevereiro de 2013 em meio a uma onda de protestos sociais, estariam o Partido Socialista Búlgaro (PSB), com 16,5% dos votos, e o partido da minoria turca Movimento de Direitos e Liberdades (MDL), com 14,1%, segundo os dados divulgados pela emissora "Nova TV".
O partido de Boiko Borisov obteve o dobro de cadeiras no parlamento que a principal legenda adversária, o PSB (90 a 45), mas não conseguiu uma maioria absoluta, o que o obrigará a firmar acordos para governar.
O trabalho de buscar coalizões será dificultado por um parlamento que se apresenta mais fragmentado do que nas últimas legislaturas, com a entrada de quatro novas legendas.
O Bloco Reformador, um partido conservador, aparece como a quarta força, com 8,7% dos votos, embora Borisov já tenha se negado a governar com eles ao lado.
"Os (integrantes) do Bloco Reformador não querem (pactuar). Além disso, impõem condições sobre quem deve ser o primeiro-ministro, o que é uma falta de transparência. Eles são muito pequenos e não podemos governar juntos", disse o líder do GERB.
O Bulgária Sem Censura, de centro-direita, é a quinta força, com 6,3%, segundo a boca de urna. Além disso, a Frente Patriótica estrearia no parlamento, com 6%, e o partido do ex-presidente Georgi Parvanov, o ABV, receberia 4,1%. Ainda é incerta é a entrada no parlamento do partido ultranacionalista Ataka, que segundo diferentes pesquisas obterá entre 3,8% e 4,8% dos votos.
Segundo os últimos dados fornecidos pela Comissão Central Eleitoral (CIK), até as 17h locais (11h de Brasília), 39,2% do eleitorado teria exercido seu direito a voto.
Caso se confirmem essas porcentagens, o GERB terá 90 deputados no parlamento, que conta com 240 cadeiras, ficando longe da maioria, de 121 deputados. O PSB terá 45 deputados, o partido étnico turco será representado por 38 deputados, o Bloco Reformador terá 23 deputados e oBulgária Sem Censura conseguirá 17 representantes. A Frente Patriótica e o ABV ocuparão 16 e 11 cadeiras, respectivamente.
- Pelo menos oito corpos são encontrados em valas clandestinas no sul do México
- EUA procuram homem por possível exposição a Ebola
- Manifestantes de Hong Kong anunciam retirada de pontos de protesto
- Israel autoriza viagem de 500 palestinos à Jerusalém para festa muçulmana
- Tufão segue para Tóquio após matar americano
Congresso frustra tentativa do governo de obter maior controle sobre orçamento em PL das Emendas
“Embargo ao Carrefour no Brasil inclui frango”, diz ministro da Agricultura
STF e Governo Lula se unem para censurar as redes sociais; assista ao Sem Rodeios
Procurador pede arquivamento dos processos federais contra Trump
Deixe sua opinião