Milhares de passageiros enfrentam nesta sexta-feira um segundo dia de transtornos, atrasos, cancelamentos de vôos e angustiosas esperas devido às medidas de segurança adotadas pela polícia britânica, depois da descoberta de um plano para explodir aviões em pleno vôo.
Apesar da insistência de algumas companhias de que nesta sexta-feira retornaria pouco a pouco a normalidade no cumprimento dos horários, alguns vôos foram cancelados e devem ocorrer grandes atrasos em outros.
As companhias aéreas aconselham aos passageiros que consultem a situação dos vôos pela internet, se apresentem com antecedência suficiente no aeroporto para o check-in e não levem bagagens de mão.
Só é permitido embarcar com documentos, óculos e remédios. Todos os objetos devem ficar numa sacola transparente. Os passageiros também não podem levar a bordo nenhum líquido. A polícia acredita que os supostos terroristas tentariam levar explosivos líquidos para os aviões.
A British Airways anunciou nesta sexta-feira em seu site que estava confiante e a imensa maioria dos vôos decolaria.
"A British Airways operará todos os vôos de longa distância partindo de Gatwick e Heathrow, com exceção de alguns rumo aos Estados Unidos", diz o comunicado da companhia aérea se referindo aos aeroportos da região de Londres.
A companhia britânica acrescenta que esperava que operem normalmente todos os vôos de curta distância que saem do aeroporto de Gatwick, com exceção de nove que deveriam sair antes de meio-dia (horário local) e foram cancelados.
"Serão mantidos cerca de 60% dos võos de curta distância, assim como os nacionais com saída e chegada no aeroporto de Heathrow", especifica British a Airways.
A BAA, administradora dos principais aeroportos britânicos, informou por sua vez que ainda há significativas perturbações nas operações devido ao aumento das medidas de segurança em Heathrow.
"O aeroporto está aberto e deve recuperar praticamente o funcionamento normal, mesmo respeitando as novas restrições, nos próximos dias", acrescenta.
Segundo a rede de televisão Sky News, a situação no aeroporto de Stansted, que também serve a Londres, continuava caótica no início da manhã, com muitas pessoas dormindo no chão.
Nesta quinta-feira, o caos foi absoluto nos principais aeroportos. Em Heathrow, foram cancelados mais de 200 dos 550 vôos programados.
- Banco da Inglaterra congela contas de 19 detidos
- Londrinos reagem com tranqüilidade ao terror, dizem brasileiros na capital britânica
- Suspeitos de complô queriam fazer um teste antes do ataque real
- Ameaça de atentado leva caos a aeroportos da Europa
- Polícia britânica frustra plano de atentado contra aviões
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião