Pedals, o urso-negro que ficou famoso na Internet em junho, foi morto durante uma caçada, alegam ativistas ambientais americanos. O animal virou sensação na rede ao ser flagrado caminhando em duas pernas, como um ser humano, em uma cidade do estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos.
Segundo o The Telegraph, a notícia da morte de Pedals começou a circular após uma postagem em um grupo de Facebook dedicado ao urso afirmar que um caçador teria assumido a autoria e se “gabado” pela morte do mamífero. A publicação compara o urso ao gorila Harambe, morto no zoológico de Cincinnati em maio, e a Cecil, leão popular do Parque Nacional do Zimbábue caçado por um dentista americano em 2015.
O jornal The New York Times informou que uma temporada de cinco dias de caça foi autorizada pelo governo de Nova Jersey a partir do dia 9 de outubro, a fim de controlar o excedente de animais na região. Cerca de 487 ursos foram mortos. Autoridades dizem que Pedals pode ter sido morto durante o período, mas que não conseguem confirmar o óbito porque o animal nunca passou por uma triagem oficial.
Ativistas já haviam arrecadado cerca de US$ 22 mil (R$ 70,4 mil na cotação atual) para levar Pedals a um santuário de animais selvagens. Agora, o dinheiro será usado para “fazer algo bom em sua memória”, disse uma delas, Lisa Rose-Rublack.
Pedals ficou conhecido após um vídeo seu ter sido divulgado na Internet em meados de 2016. Nas imagens, o urso aparece andando como um bípede, habilidade que desenvolveu para contornar uma deficiência em uma das patas dianteiras.
Colaborou: Mariana Balan.
Deixe sua opinião