Um dispositivo explodiu em uma praia próxima à cidade de Málaga, no sul da Espanha, após um alerta de bomba, informou o Ministério do Interior espanhol neste domingo (17), acrescentando que a polícia esvaziou a área antes da explosão e que ninguém ficou ferido.
"Um pequeno dispositivo explodiu na praia de Guadalmar pouco depois das 13h (horário local) sem causar danos. Foi feito um telefonema alertando para a existência do artefato. Era pouco potente", disse um porta-voz do ministério.
O site do jornal El Mundo citou fontes de segurança que disseram que uma pessoa dizendo falar em nome do grupo separatista basco ETA telefonou para bombeiros de Benalmadena alertando que uma bomba foi plantada na praia.
O jornal disse que a pessoa ao telefone também disse que outras duas bombas foram colocadas na marinha de Benalmadena e na estrada de Costa del Sol, entre Málaga e Torremolinos.
No mês passado o ETA detonou quatro pequenas bombas em balneários turísticos no norte do país, marcando o início da sua já usual campanha de ataques a bomba de verão, que é parte da busca do grupo pela independência do País Basco, que já dura quatro anos.
Emendas no marco das eólicas em alto-mar criam “13.ª conta de luz” para o brasileiro pagar
Aborto até 9 meses quase passa no Conanda, que pode retomar tema dia 11
Por que a PEC dos Militares divide governo Lula e base no Congresso
Lula avalia contemplar evangélicos em reforma ministerial em busca de apoio para 2026