A esquerda francesa alcançará a vitória na primeira rodada das eleições legislativas de junho com 46% das intenções de voto, oito pontos a mais que em 2007, aponta uma pesquisa do Instituto BVA divulgada neste domingo.
A conservadora União pelo Movimento Popular (UMP) perderia 13 pontos em relação ao que conquistou há cinco anos (46%), assinala essa enquete, divulgada no mesmo dia que o socialista François Hollande conquistou a presidência francesa.
A ultradireitista Marine Le Pen alcançaria por sua parte, com 17% das intenções de voto, um número similar ao obtido no primeiro turno das presidenciais (17,9%) e sua melhor pontuação nas legislativas, 12 pontos acima de 2007.
Essa enquete, realizada neste domingo (6) no fechamento dos colégios eleitorais entre 1.016 pessoas, acrescenta que a primeira secretária do Partido Socialista (PS), Martine Aubry, é a favorita para ser nomeada primeira-ministra, com 37% dos votos e supera por quatro pontos o porta-voz de Hollande, Manuel Valls.
Outra pesquisa divulgada pelo Instituto CSA e realizada após o fechamento das urnas, também situa Aubry como favorita para o cargo, com 24% dos votos.
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
Bolsonaro testa Moraes e cobra passaporte para posse de Trump; acompanhe o Sem Rodeios
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Comparada ao grande porrete americano, caneta de Moraes é um graveto seco