CARREGANDO :)

Duas esculturas com mais de 500 anos de idade podem ser as mais novas descobertas de autoria do artista plástico italiano Michelangelo. As obras foram atribuídas a outros artistas ao longo dos anos, mas uma equipe de pesquisadores anunciou agora que elas podem ser do gênio renascentista.

As duas esculturas, de homens nus montados em panteras, estão no Museu Fitzwilliam, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. No século 19 a autoria das obras chegou a ser atribuída a Michelangelo, mas depois a hipótese foi descartada. Caso a nova descoberta se confirme, serão as únicas esculturas em bronze do artista ainda existentes.

Publicidade

Segundo material divulgado pelo Museu Fitzwilliam, um estudo do professor Paul Joannides, da Universidade de Cambridge, associou as esculturas ao desenho de outras obras de Michelangelo. Também foram detectadas semelhanças no bronze utilizado e no estilo desenvolvido pelo artista.

"Há algumas características típicas de Michelangelo: a veia jugular bem marcada, músculos no abdômen e a linha das costas também bem marcada", afirmou à BBC Victoria Avery, responsável pelo departamento de Artes Aplicadas do Fitzwilliam Museum.

De acordo com as avaliações preliminares, as obras foram esculpidas entre os anos 1500 e 1510. A conclusão final do estudo, que dirá se as esculturas são mesmo de Michelangelo, será divulgada em julho.