Um chileno é acusado de abusar sexualmente da filha desde os 8 anos e de ter quatro filhos com ela fruto da relação incestuosa. Manuel Jesús Bartierra Jara, de 49 anos, foi detido na segunda-feira em La Colina, no Chile. Ele foi denunciado pela própria filha, identificada como V.B.L., depois de a mulher ser abusada por mais de 10 anos.
Hoje aos 26 anos, a mulher contou às autoridades que perdeu a virgindade aos 12 e engravidou pela primeira vez aos 15. V.B.L. teve quatro filhos com o pai. As crianças atualmente têm 8, 7, 5, e 4 anos. Segundo o jornal "El Mercúrio", o primeiro filho nasceu quando a vítima tinha 18 anos. Não ficou claro se ela abortou na primeira vez.
A jovem acusou seu pai de violentá-la sistematicamente todas as vezes em que os dois se encontravam sozinhos na casa da família, em Quilicura. Ela declarou que ele ameaçava fazer o mesmo com a irmã mais nova, além de abandonar a família, caso a menina contasse para alguém sobre os abusos.
A polícia chilena abriu inquérito para investigar o crime de incesto. Segundo as autoridades, a família de Jara contava com a esposa e três filhos. De acordo com policiais, ela foi corajosa ao entregar o homem.
Uma autoridade disse ainda que a jovem decidiu denunciar o pai, temendo que ele passasse a abusar de sua filha mais velha. A família viveu até há cerca de um mês em Quilicura, onde os vizinhos afirmam que, apesar de acharem que as crianças mais novas eram suas netas, havia rumores de abusos sexuais dentro da casa.
Desde que o caso foi descoberto, no ano passado, outros casos semelhantes ganharam proeminência na Colômbia, na Itália e na Argentina, entre outros países.