Um policial branco de folga matou a tiros um jovem negro nesta quarta (8), na cidade de St. Louis. A ocorrência deflagrou uma série de protestos na cidade.
O caso lembra a morte do adolescente Michael C. Brown, no último mês de agosto, que aconteceu a poucos quilômetros dali, em Ferguson - um subúrbio de St. Louis - e provocou uma série de demonstrações populares e de distúrbios na cidade.
Segundo a polícia, o jovem morto nesta quarta-feira tinha 18 anos e estava armado. Ele teria atirado três vezes enquanto era perseguido pelo agente.
Nem o policial nem o jovem tiveram seus nomes divulgados num primeiro momento.
O jovem teria sido uma das três pessoas que fugiram após serem abordadas pelo policial, que, apesar da folga no serviço, estava trabalhando para uma firma de segurança privada no momento da ocorrência.
O agente, que estava vestindo uma farda, atirou 17 vezes contra o o jovem, de acordo com nota da polícia.
Diversas entidades de apoio à igualdade racial manifestaram repúdio ao ocorrido e anunciaram planos para convocar manifestações pela cidade ao longo dos próximos dias. Algumas autoridades, como o prefeito de Ferguson, anunciaram reforço do policiamento para conter possíveis distúrbios.
- Rappers lançam música em tributo a jovem negro morto em Ferguson
- Funeral de Michael Brown reúne centenas de pessoas
- Policiais matam a tiros negro armado com faca em St. Louis
- Dois feridos a tiros e 31 detidos em novos incidentes em Ferguson
- Obama envia procurador para investigar morte de jovem em Ferguson
- Autópsia preliminar indica que Michael Brown foi baleado pelo menos seis vezes
- Morte de jovem negro provoca protesto com vandalismo nos EUA