Homens armados mataram nesta segunda-feira um político iraquiano que havia conquistado uma vaga no Parlamento pela coalizão Iraqiya, liderada pelo ex-primeiro-ministro Iyad Allawi, na cidade de Mosul, ao norte do país, disse a polícia.
Bashar al-Hamid foi ferido no peito no ataque em frente à sua casa em Mosul e morreu pouco tempo depois, disse a polícia.
"Homens armados assassinaram Bashar al-Hamid da lista Iraqiya", disse o capitão da polícia Mohammed Taher.
O motorista de Hamid também foi ferido, disse a polícia.
"Ouvimos o som do tiro, então saímos imediatamente. Encontramos eles deitados no chão e o caos tomou conta da área", disse Ali Hassan, um vizinho. "Os parentes que estavam com Hamid disseram que os homens armados estavam a pé."
Forças iraquianas e norte-americanas cercaram o local para tentar localizar os homens armados e um suspeito foi detido, disse a polícia.
A coalizão Iraqiya, liderada pelo secularista Allawi, conquistou dois assentos a mais que o bloco de maioria xiita liderado pelo primeiro-ministro Nuri al-Maliki nas eleições parlamentares de 7 de março.
Os resultados da eleição ainda não foram certificados. Nenhuma coalizão conquistou o número de assentos mínimo para formar um governo, forçando intensas negociações dos blocos políticos para a formação de um governo.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo