O papa Francisco chegou ontem ao Paraguai, país com a maior porcentagem de católicos do continente, para sua última parada na viagem pela América do Sul. Depois da visitas ao Equador e à Bolívia, o papa foi recebido sob chuva em Assunção pelo presidente Horácio Cartes e escutou um coro infantil que cantou o hino paraguaio em guarani.
Francisco partiu em um papamóvel com detalhes em ñandutí (tecido típico artesanal) para percorrer as ruas da capital adornadas com a bandeira nacional e a do Vaticano, além de cartazes de boas vindas.
No Paraguai, uma nação que chegou a ter um ex-bispo como presidente e onde a Igreja mantém uma forte influência, o papa planeja celebrar duas missas, reunir-se com o presidente, com a sociedade civil e minorias, visitar um hospital e falar com a juventude.
Em seu trajeto até a cidade, Francisco passou pela prisão de mulheres de Buen Pastor, que era um convento e abriga quase 500 internas, antes de se reunir com Cartes em um local histórico da cidade.
Estima-se que até dois milhões de fiéis estarão presentes no parque Ñu Guazu, na região de Assunção, amanhã, para acompanhar a missa de Francisco, seu principal ato litúrgico no Paraguai..