Mariano Rajoy| Foto: AFP
Mariano Rajoy e sua mulher comemoram vitória
CARREGANDO :)

O conservador Partido Popular (PP) venceu as eleições gerais na Espanha por maioria absoluta, conforme os primeiros resultados oficiais que, com 56,36% dos votos apurados, concedem 186 cadeiras frente a 112 do governante Partido Socialista (PSOE).

Como terceira força se mantêm os nacionalistas catalães da Convergência e União (CiU), com 16 assentos.

Publicidade

Uma das grandes novidades do pleito é o forte crescimento da coalizão Esquerda Unida (IU), que passa de duas cadeiras para 11.

A coalizão independentista basca Amaiur, criada para concorrer nessas eleições, conseguiu alcançar representação própria no Parlamento, com sete deputados.

O Partido Nacionalista Basco (PNV) também terá grupo próprio no Congresso dos Deputados espanhol ao chegar aos cinco deputados.

O partido União, Progresso e Democracia (UPyD), fundado pelo ex-dirigente socialista Rosa Díez, também conquista aumenta a representação, passa para quatro deputados. Atualmente só tinha um.

A Coalizão Canária chega a três deputados, enquanto os independentistas catalães da Esquerda Republicana dois e o Bloco Nacionalista Galego um, da mesma forma que outras duas forças Compromis-Q e Fórum Astúrias, uma formação fundada pelo ex- dirigente do PP Francisco Álvarez Cascos, que obtêm um deputado.

Publicidade

Compromis-Q y Foro AsturiasCom uma participação de 69,39%, menor do que a registrada em 2008 quando 73,85% do eleitorado compareceu às urnas, no pleito deste domingo houve abstenção de 29,28%, superior a 26,15% de 2008.

As eleições foram influenciadas pela crise que atinge o país e consequentemente pesaram sobre o governante Partido Socialista, que obteve o pior resultado de sua história na era democrática.