O primeiro-ministro da Albânia, Sali Berisha, acusou neste sábado a oposição de tentar organizar um golpe de estado, um dia depois de violentos protestos contra o governo deixarem três mortos e dezenas de feridos em Tirana, capital do país. Segundo Berisha, o partido de oposição socialista, liderado pelo prefeito de Tirana, Edi Rama, tinha como objetivo "lançar um violento golpe de Estado, imaginando um cenário semelhante ao da Tunísia na Albânia".

CARREGANDO :)

Neste cenário, afirmou Berisha à imprensa albanesa, "o povo invadiria a sede do governo e tomaria o controle do Parlamento e da instituições". Rama refutou a acusação e alegou que os manifestantes não atacaram o Parlamento ou quaisquer outras instituições. Ele atribuiu as mortes de ontem ao governo e defendeu a prisão do ministro do Interior do país, Lulzim Basha, por suposto abuso de poder.

Foi a primeira vez que um protesto da oposição na Albânia terminou em violência desde o início da crise política gerada pela disputada eleição geral de 2009. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Publicidade