Primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, se declarou chocado nesta sexta-feira (horário local) com as informações de que um avião da Malaysia Airlines foi abatido na Ucrânia e disse que determinou uma investigação.
"Eu estou chocado com as informações sobre queda de um avião da MH. Nós estamos lançando uma investigação imediata", disse Najib em sua conta no Twitter. MH é o código usado para a companhia Malaysia Airlines.
Segundo incidente da Malaysia Airlines em 2014
A companhia aérea Malaysia Airlines já teve um incidente com avião de passageiros este ano, quando o voo MH370 saiu de Kuala Lumpur na madrugada do dia 8 de março (tarde do dia 7 no Brasil) com 239 pessoas e deveria chegar a Pequim seis horas mais tarde, tendo sua queda presumida - e sem sobreviventes - dias mais tarde pelo governo malaio.
O avião desapareceu dos radares cerca de 40 minutos após a decolagem e mudou de rumo em uma "ação deliberada", segundo as autoridades malaias, atravessando o Estreito de Malaca e seguindo na direção contrária a de seu trajeto inicial.
Desde então, as buscas prosseguem na região onde o avião, também um Boeing 777, poderia ter caído. Na última mudança do curso da investigação, a Austrália deslocou a missão para o sul de onde a busca tinha sido feita anteriormente.
A análise da informação dos satélites permitiu definir uma nova zona de buscas, que abrange cerca de 60 mil quilômetros quadrados frente aos 860 quilômetros quadrados onde eram feitas as procuras anteriormente.
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast
Crítico de Moraes e Lula e ex-desafeto de Trump: quem é Marco Rubio, o novo secretário de Estado dos EUA
Deixe sua opinião