A tensão nos últimos com o agravamento da crise política na Bolívia levou um grande números de brasileiros a recorrer ao consulado de Santa Cruz de La Sierra, preocupados em como deixar o país. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (12) pelo do vice-cônsul do Brasil Cláudio Bezerra. Segundo ele, entre 4 mil e 7 mil brasileiros moram no departamento de Santa Cruz.
A fluência de brasileiros ao consulado é bem grande. A preocupação deles é se alguém vai tirá-los daqui, relatou o vice-cônsul. Nós aconselhamos as pessoas a ficarem em casa, uma vez que há manifestações em várias partes da cidade e com uma certa violência, completou.
Bezerra disse que não há um plano de evacuação dos brasileiros da região, mas que, se a ordem for dada pelo Ministério das Relações Exteriores, existem meios para garantir a saída. "Isso é fácil e rápido", garantiu.
Ele pediu aos brasileiros que ainda não estão registrados no consulado para procurarem a representação e deixarem meios de contato para uma eventual operação.
No momento isso ainda não é cogitado, até porque a gente torce para que a situação se acalme e volte normalidade. Nós ainda não estamos trabalhando com um plano de contingência, porque a situação não chegou a esse ponto, ressaltou.
Segundo o diplomata, a infra-estrutura da cidade está garantida, com os meios de transporte funcionando normalmente epoucos sinais de desabastecimento. Bezerra informou que, até o momento, não ocorreram qualquer tipo de ameaça ou ato de vandalismo contra a representação brasileira, que conta com dois seguranças para proteção.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Deixe sua opinião