A tensão nos últimos com o agravamento da crise política na Bolívia levou um grande números de brasileiros a recorrer ao consulado de Santa Cruz de La Sierra, preocupados em como deixar o país. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (12) pelo do vice-cônsul do Brasil Cláudio Bezerra. Segundo ele, entre 4 mil e 7 mil brasileiros moram no departamento de Santa Cruz.
A fluência de brasileiros ao consulado é bem grande. A preocupação deles é se alguém vai tirá-los daqui, relatou o vice-cônsul. Nós aconselhamos as pessoas a ficarem em casa, uma vez que há manifestações em várias partes da cidade e com uma certa violência, completou.
Bezerra disse que não há um plano de evacuação dos brasileiros da região, mas que, se a ordem for dada pelo Ministério das Relações Exteriores, existem meios para garantir a saída. "Isso é fácil e rápido", garantiu.
Ele pediu aos brasileiros que ainda não estão registrados no consulado para procurarem a representação e deixarem meios de contato para uma eventual operação.
No momento isso ainda não é cogitado, até porque a gente torce para que a situação se acalme e volte normalidade. Nós ainda não estamos trabalhando com um plano de contingência, porque a situação não chegou a esse ponto, ressaltou.
Segundo o diplomata, a infra-estrutura da cidade está garantida, com os meios de transporte funcionando normalmente epoucos sinais de desabastecimento. Bezerra informou que, até o momento, não ocorreram qualquer tipo de ameaça ou ato de vandalismo contra a representação brasileira, que conta com dois seguranças para proteção.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada
Deixe sua opinião