O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, falou em entrevista ao "Jornal da Globo" sobre sua amizade com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem se encontrará nesta segunda-feira (23) durante sua visita ao Brasil.
Ahmadinejad agradeceu a Lula por ter declarado sua vitória nas eleições presidenciais iranianas no momento em que a oposição denunciava supostas fraudes e protestos eram reprimidos com violência.
Foi a primeira entrevista concedida por Ahmadinejad à imprensa brasileira. A gravação foi feita na terça-feira (17) no saguão do palácio presidencial em Teerã. Ela foi cercada de muitos cuidados por uma equipe da TV estatal iraniana.
Embora muito preocupada com detalhes formais, a assessoria do presidente iraniano não fez nenhuma restrição a perguntas ou assuntos a serem abordados.
O presidente iraniano apenas pediu que pudesse se dirigir diretamente à população, através das câmeras da Globo.
"Nós amamos os brasileiros", disse ele.
Ahmadinejad também foi lembrado por William Waack do fato de que, para o presidente Lula e a grande maioria da população brasileira, as declarações dele sobre o Holocausto e Israel são inaceitáveis.
No campo da energia nuclear, ele sugeriu que possa haver uma cooperação maior entre os dois países. Até agora, o governo brasileiro evitou se aliar ao Irã, que vem sendo acusado pelas potências ocidentais de ocultar um programa visando a fabricação de armas atômicas.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura