O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, cometeu um ato falho ao comandar a sessão de abertura do Parlamento local. O nonagenário líder do país africano acabou lendo o mesmo discurso que usou para seu Estado da Nação, em agosto, provocando interrupções e risos de parlamentares da oposição.
A tensão antes da fala de Mugabe fez com que a transmissão estatal fosse cancelada. Quando Mugabe começou a falar, deputados opositores começaram a interrompê-lo ao dizer que seu discurso era repetido. Mesmo assim, ele prosseguiu, sob aplausos de sua base... e o rivais receberam ameaças.
“Atenção: a imunidade acaba no Parlamento. Tenha prudência em não interromper os procedimentos da casa”, dizia uma mensagem recebida por seis parlamentares do opositor Movimento por Mudança Democrática, vinda de um emissário identificado como “Morte”.
Um porta-voz de Mugabe reconheceu posteriormente a confusão, e disse que o erro se deveu a uma mistura de documentos pelo gabinete do presidente. De acordo com George Charamba, Mugabe fará o pronunciamento solene em uma transmissão direto de um hotel na capital, Harare.
Aos 91 anos, Mugabe, que governa o Zimbábue desde a virada do ano de 1988, é conhecido pela linha dura em seu governo. O país é considerado uma das democracias mais frágeis da África, e o presidente já foi acusado internacionalmente de ameaças e desaparecimentos de rivais.