O presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, nomeou nesta quinta-feira como chanceler de seu futuro governo a ex-embaixadora colombiana na Organização das Nações Unidas (ONU) e na Venezuela, María Angela Holguín, o que poderá ajudar a melhorar as relações com Caracas.
Holguín assumirá seu cargo a partir de 7 de agosto no lugar do atual ministro de Relações Exteriores, Jaime Bermúdez.
"Designei María Angela Holguín como chanceler, é uma pessoa que tem uma grande experiência em temas de relações exteriores, foi embaixadora na ONU, embaixadora na Venezuela e estudou esse tema durante a vida toda", disse Santos a jornalistas.
Trata-se da terceira indicação de Santos para seu gabinete. Ele já nomeou Juan Carlos Echeverry como ministro da Fazenda e Germán Cardona como ministro de Obras Públicas e Transporte.
A nomeação de Holguín foi bem recebida nos círculos políticos do país, que consideraram que sua experiência diplomática permitirá que tenha sucesso no cargo.
O presidente eleito, um economista e administrador de 58 anos, disse que começará nas próximas horas uma viagem ao exterior para descansar e iniciar contatos com líderes de alguns países europeus.
Santos viajará a Londres, onde irá se encontrar com o primeiro-ministro David Cameron, logo irá à Alemanha para uma reunião com a chanceler Angela Merkel e também à Espanha.
Ele anunciou ainda uma viagem pela América Latina antes de tomar posse, mas não especificou os destinos.