Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Barrado pela burocracia

Presidente iraniano cancela viagem aos EUA

Teer㠖 Após ter pedido ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para participar das discussões sobre o programa nuclear iraniano, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, deverá ficar de fora da próxima reunião do órgão devido a um atraso na entrega de seu visto americano, informou ontem o governo persa.

Oficiais do governo do Irã consideram que o atraso foi proposital e visou impedir a participação de Ahmadinejad na reunião.

O embaixador do Irã na ONU, Javad Zarif, disse a repórteres que a visita do presidente, originalmente aguardado na manhã de hoje em Nova Iorque, "é praticamente impossível". Ele disse que a viagem teve de ser cancelada porque os Estados Unidos não entregaram o visto americano ao presidente em tempo hábil.

Ahmadinejad pretendia apresentar seus argumentos ao CS da ONU antes que o órgão vote uma resolução sobre novas sanções ao país devido a sua recusa em interromper o programa nuclear.

Na Suíça, um porta-voz da embaixada dos EUA afirmou que 38 vistos foram emitidos, incluindo o do presidente Ahmadinejad, ontem de manhã, e que outros 40 deveriam ser emitidos ainda ontem após uma série de procedimentos burocráticos.

O embaixador interino dos EUA na ONU, Alejandro Wolff, disse que espera que "Ahmadinejad vá a reunião e tenha tempo para visitar o museu do Holocausto enquanto estiver lá". Em dezembro último, o Irã foi palco de um congresso de dois dias que visava checar a real existência do Holocausto, quando 6 milhões de judeus foram mortos por nazistas na Segunda Guerra Mundial.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros