O presidente do Iraque, Jalal Talabani, está se recuperando de uma cirurgia de coração nos Estados Unidos, disseram três fontes políticas iraquianas.
O presidente ainda não foi visto em público desde que viajou aos Estados Unidos, no dia 2 de agosto, para o que seu gabinete chamou de operação no joelho esquerdo na clínica Mayo, em Minnesota. O gabinete disse nesta semana que a operação foi um sucesso.
As fontes, que se recusaram a ter seus nomes revelados ao falar sobre a saúde de Talabani, disseram que a operação foi no coração, não no joelho. Todos afirmaram que ele está se recuperando bem e que a operação foi um sucesso.
Talabani, 74, já teve problemas de saúde no passado.
Curdo, Talabani é presidente desde 2005. Apesar de não ter o poder executivo do Iraque, sua figura é considerada importante para a manutenção do delicado equilíbrio étnico do país.
Ele teve um enorme impacto na política iraquiana no mês passado, quando vetou uma lei que permitiu eleições provinciais. Seus colegas curdos se opuseram à lei porque temiam que ela restringiria seu controle sobre a cidade de Kirkuk, rica em petróleo.
Ele tem como vice-presidentes um xiita e um árabe sunita.
A clínica Mayo confirmou que Talabani é um de seus pacientes, mas não deu mais detalhes.
"Atendendo ao pedido do paciente, não damos nenhuma informação", disse uma porta-voz da clínica.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião