Olhos assustados para o teto do Salão de Honra do Congresso Nacional. Essa imagem mostra o susto que as autoridades levaram ontem momentos antes da posse do presidente do Chile, Sebastián Piñera, em Valparaíso. O tremor que atingiu a região central do país causou pânico entre os presentes.
Faltando 21 minutos para o início da cerimônia, quando todos os convidados já estavam em seus assentos, o abalo sísmico balançou tudo. O desespero aumentou quando muitos constataram que os telefones estavam mudos.
"Foi muito forte, muito forte", declarou mais tarde o presidente do Equador, Rafael Correa. Ao lado do paraguaio Fernando Lugo e do boliviano Evo Morales, Correa parecia ser um dos mais apavorados. O equatoriano foi submetido a uma cirurgia e precisa usar muletas para caminhar.
A argentina Cristina Fernández e o peruano Alan García também não esconderam o nervosismo. O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, abandonou a sala momentaneamente.
Para a plateia nas galerias do Congresso não foi diferente. Policiais retiraram do local mulheres grávidas e outras que estavam a ponto de chorar.
Na saída, Morales demonstrou que o susto já tinha pasado. "Queria conhecer como é um terremoto. Foi o que senti", disse.