Pelo menos seis presidiários escaparam de uma cela na cidade de Weatherford, no estado do Texas, Estados Unidos. A atitude, no entanto, foi bem-intencionada: ajudar um carcereiro que havia acabado de desmaiar do outro lado da grade.
O caso aconteceu no dia 23 de junho, quando os presos conversavam e brincavam com o guarda e ele perdeu a consciência. “Ele apenas caiu. Parecia que estava atuando. Ele poderia ter morrido ali mesmo”, contou o detento Nick Kelton ao jornal KHOU.
Kelton foi um dos homens que ajudou o policial. Eles começaram a gritar por ajuda, e, como nada aconteceu, deram um jeito de escapar, apesar de saberem que era perigoso. “Nós estávamos preocupados que os outros policiais viriam com as armas apontadas para nós”, contou.
Assim que conseguiram escapar, verificaram que o carcereiro estava sem pulso e começaram a gritar e bater na porta, para chamar ajuda
Xerife do presídio do Condado de Parker, local do incidente, Ryan Speegle correu para o porão, onde a situação ocorria. Assim que chegou, Speegle colocou os presos de volta na cela e logo começou um processo de ressuscitação em seu colega. Segundo o KHOU, paramédicos foram chamados e conseguiram reavivar o carcereiro.
Kelton, que se descreveu como um viciado em metanfetamina, disse que o guarda é um bom homem. “Nunca passou pela minha mente não ajudar por ele ter uma arma ou um distintivo. Se ele cair, eu vou ajudá-lo.”
O capitão Mark Arnett, integrante do departamento, disse ao KHOU que acredita que os prisioneiros provavelmente o salvaram. “Ele poderia ter ficado lá deitado por 15 minutos antes que qualquer outra pessoa o encontrasse”, disse Arnett.
Funcionários não quiseram identificar o guarda, que trabalha para uma empresa privada e não quis comentar o incidente. Ele deverá voltar ao trabalho na próxima semana. Além disso, o jornal explica que os aparatos segurança da cela arrombada já foram reforçados.
Veja vídeo da fuga “bem-intencionada”
Colaborou: Cecília Tümler