O esboço inicial para um texto do acordo da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 15), incluindo o que foi negociado até o momento para posteriores trabalhos dos países participantes, deve ser apresentado nesta sexta-feira (10), disse o negociador-chefe do Brasil, embaixador Luiz Alberto Figueiredo.
Ele é um dos redatores e vai trabalhar para concluir o documento esta noite. Segundo ele, o objetivo é que seja "um texto que possa contar com o máximo possível de equilíbrio, de modo que as partes se sintam representadas e confortáveis em trabalhar sobre ele".
"Temos de preparar muito rapidamente os textos finais, as estruturas finais do resultado que vai ser aprovado no fim da semana que vem. Não quer dizer que a negociação vai estar concluída nestes dias. Ao contrário - só estará concluída no último instante, em algum dia próximo de sexta-feira da semana que vem", disse Figueiredo.
O embaixador explicou que no fim de semana começam a chegar os ministros para dar orientações políticas que sejam capazes de resolver pendências técnicas.
"Estamos numa fase acelerada para preparar material para chegar no final de semana com o máximo possível de soluções para os problemas que ainda estão na mesa", avaliou o negociador-chefe.
- Chefe da ONU vê avanço em acordo de tecnologia limpa
- Lacuna financeira pode arruinar conferência sobre clima, diz Soros
- Mais de 100 países defendem metas climáticas mais rígidas
- Negociações sobre clima estão avançando, diz ONU
- Nível de gases de efeito estufa tem que cair a partir de 2020 para evitar desastre, diz estudo