Casamento real é tarefa para os mais dispostos nas ruas de Londres
Londres - Assistir ao casamento do príncipe William e Kate Middleton ao vivo, em Londres, foi tarefa para os mais dispostos. Os acessos às ruas do cortejo do casal foram sendo bloqueadas a medida em que atingiam lotação máxima (o que significa um ótimo limite de segurança, com espaço para circulação e sem tumultos). Leia matéria completa
Turismo: seguindo os passos dos noivos
O percurso que Kate Middleton e o príncipe William fizeram juntos nesta sexta-feira (29), entre o Palácio de Buckingham e a Abadia de Westminster, em Londres, também pode ser o caminho de um roteiro básico e obrigatório para quem está na capital do Reino Unido. O trajeto dos noivos começa na residência oficial da família real e termina na igreja onde já foram realizadas dezenas de cerimônias históricas, como a coroação da Rainha Elizabeth II e os funerais de Lady Di e da Rainha Mãe. Ainda que não seja possível ver a noiva de tão perto, há pontos imperdíveis para o turista que visita Londres. Leia matéria completa
O casamento real na internet
» Twitter: confira as últimas notícias do casamento real
» Facebook: mais de 360 mil pessoas curtiram a página do evento
» Eu Vou: as pessoas se divertem confirmando presença no casamento real pelo Facebook
» Flickr: veja fotografias do casamento real
» YouTube: assista aos vídeos do casamento real
Curiosidades
» O site oficial do casamento revelou em primeira mão o vestido de noiva de Kate
» The Royal Channel do YouTube: internautas podem enviar mensagens em vídeo para o livro de casamento
» O casamento teve dois coros, uma orquestra e uma fanfarra
» Cerca de 1,1 milhão de visitantes devem acompanhar o casamento em Londres
» A lista de convidados chegou a 1,9 mil pessoas
- Casamento real é citado a cada 10 segundos na web
- Primeiro fã monta acampamento para acompanhar casamento real
- "Escolta Tordilha" é selecionada para o casamento real
- William e Kate participam de ensaios finais para casamento real
- Conto de fadas contado pelas redes sociais
- Em barracas, britânicos esperam por "festa do século"
- Grã-Bretanha desconvida Síria para casamento do príncipe William
- William e Kate estão "comovidos" com simpatia popular
- Mundo novo, formato antigo: Casamento Real ecoa 1947
- Previsão é de chuva para dia do casamento real
- Saiba quais foram os principais casamentos reais britânicos desde 1923
- Ao redor de abadia, centenas esperam o casamento real
- Kate impressiona com vestido de estilista da grife McQueen
- Polícia britânica faz 56 prisões durante casamento de William e Kate
O príncipe Willian e Kate Middleton decidiram que a lua de mel do novo casal será realizada em uma data futura e William irá retomar suas funções militares após este fim de semana, disseram porta-vozes da família real britânica. Eles afirmaram que esta era uma "preferência pessoal" do casal. Havia indicações anteriores de que William e Kate tirariam imediatamente duas semanas de folga para a lua de mel.
Nesta manhã, os recém-casados deixaram o Palácio de Buckingham de helicóptero. O casal foi fotografado caminhando para o heliporto usando roupas causais. Acreditava-se que em breve partiriam para a lua de mel, de destino desconhecido. Comentou-se que eles pretendiam passar a lua de mel em um local privado, sem acesso da mídia.
Duque e duquesa
É hora de congratular o duque e duquesa de Cambridge, títulos recebidos, respectativamente, pelo príncipe William, 28 anos, segundo na linha de sucessão do trono britânico, e a plebeia Kate Middleton, 29, após a cerimônia de casamento que começou, pontualmente, às 11 horas do horário local de Londres na manhã desta sexta-feira (29). Em celebração festejada por cerca de 1.900 convidados além de milhares de britânicos que viajaram por horas para acompanhar de perto o casamento real o casal festejou o início de uma nova fase com um rápido beijo na sacada do Palácio de Buckingham.
À noite, já sem os trajes do casamento, Willian e Kate seguiram para o Palácio de Buckimgham, onde ocorreriam as festividades noturnas do casamento. O Príncipe Charles ofereceu a festa para cerca de 300 convidados.
O príncipe britânico William surpreendeu após seu casamento com Kate Middleton e protagonizou um momento James Bond ao sair do Palácio de Buckingham dirigindo um Aston Martin conversível clássico após a recepção aos convidados.
William dirigiu o carro azul com a placa "JU5T WED" ao sair pelos portões da residência da rainha Elizabeth, no centro de Londres, para delírio dos fãs aglomerados do lado de fora. A esposa Kate Middleton, sentada no carona, acenou ainda vestida de noiva.
Confira detalhes do casamento real
» Live blogging: saiba como foi o casamento
» A preparação para a cerimônia
Esperado pela população da Grã-Bretanha e pessoas de todo mundo, o casamento real considerado o mais importante do século diferencia-se pelo tom moderno. A realeza fez uso de redes sociais como Twitter para divulgar detalhes e fotos da cerimônia à imprensa e público, além de transmitir ao vivo a cobertura da festa em seu canal oficial no YouTube. A audiência, por conta disso, é gigantesca estima-se que mais de 2 bilhões de pessoas acompanharam a transmissão em todo o mundo.
Cerimônia
Seguindo a tradição e pontualidade britânica, os convidados começaram a chegar às 8h30 do horário local (4h30 em Brasília) duas horas e meia antes da cerimônia. Entre as celebridades, estavam presentes nomes como o cantor Elton John, o jogador de futebol David Beckham e sua mulher, Victoria Beckham. Eles se juntaram a 50 chefes de estado, integrantes de instituições de caridade e veteranos de guerra que conheceram o príncipe durante seu treinamento militar.
Às 10h15 (6h15 em Brasília), despontou na abadia o príncipe William, ao lado do padrinho (chamado em inglês de best man), o irmão príncipe Harry. Com túnica militar vermelha, o noivo parecia bastante ansioso. A rainha Elizabeth II e seu marido, príncipe Philip, chegaram por volta das 10h50 (6h50 horário de Brasília), e foram uns dos últimos convidados a chegar à abadia antes da noiva.
Kate Middleton chegou ao local pontualmente, às 11 horas do horário britânico, em um Rolls-Royce Phantom 6. Ela usava um véu cobrindo o rosto e segurava um buquê de lírios do vale. A noiva também ostentava uma tiara emprestada pela rainha Elizabeth II. Do lado de fora da igreja, o sistema de som transmitia a música entoada pelo coral, enquanto o sino que fica na torre do relógio Big Ben ressoava.
A cerimônia, conduzida pelo arcebispo de Canterburry, Rowan Williams, líder espiritual da Igreja da Inglaterra, contou com a participação de uma orquesta, dois corais e da banda real. Às 11h15, William ofereceu à Kate uma aliança. O casal optou por apenas um anel, que será usado pela noiva.
William e Kate escreveram sua própria oração, a qual dizia: "Deus, nós agradecemos nossas famílias pelo amor que compartilhamos e pela alegria em nosso casamento. Na correria de cada dia, mantenha nosso olhar fixo no que é real e importante na vida, e nos ajude a sermos generosos com o nosso tempo, amor e energia. Dê forças à nossa união e nos ajude a servir e confortar os que sofrem", finaliza o texto.
Quase cinco mil policiais fizeram a segurança nas ruas próximas à abadia e helicópteros sobrevoaram a área. O entorno da igreja foi verificado por cães farejadores. Mesmo os convidados tiveram de passar por uma inspeção de segurança.
William e Kate deixaram a abadia por volta das 12 horas (8 horas em Brasília), e seguiram para uma carruagem que os levou em procissão para o Palácio de Buckingham. O momento, muito aguardado pelos quase 1 milhão de pessoas que acompanharam a cerimônia ao redor de Westminster, foi a grande oportunidade do público ver de perto o novo casal. A chegada no Palácio foi por volta das 12h25 (8h25 em Brasília), e em seguida os noivos participaram de uma recepção, oferecida pela rainha Elizabeth II, para cerca de 650 convidados, na qual foram servidos canapés. Além do bolo tradicional, feito de frutas, foi servido um bolo de chocolate, produzido com base em uma receita da família, a pedido do príncipe William.
À noite, príncipe Charles oferece um jantar para cerca de 340 convidados. É neste momento, inclusive, que o padrinho príncipe Harry deve fazer o seu discurso para os noivos.
A maior expectativa em torno do casamento real girou em torno do vestido da noiva. Ao contrário da princesa Diana, que casou-se com príncipe Charles em 1981 com um vestido bufante, Kate optou pela linha clássica. Composto por mangas compridas de renda e linhas retas, a plebeia manteve na hora de seu casamento as regras que segue em suas roupas do dia-a-dia. Nada de espetacular, porém elegante. O desenho foi feito por Sarah Burton para a grife Alexander McQueen.
As floristas tomaram todo o cuidado para seguir a recomendação da noiva na decoração da abadia de Westminster. Flores brancas, verdes e creme foram escolhidas, e muitas delas foram presente da própria rainha Elizabeth II, que oferece flores de seu jardim, no Palácio de Buckingham, para a cerimônia. Para garantir que tudo fosse perfeito hoje, mais de mil militares e funcionários que participaram da cerimônia madrugaram nesta quinta-feira (28) para um ensaio final.
O título real de Duque e Duquesa de Cambrigde é oferecido pela avó de William, a rainha Elizabeth II, para marcar o casamento do príncipe com Kate Middleton. Além disso, William também tornou-se conde de Strathearn e barão de Carrickfergus, assim como Kate tornou-se condessa de Strathearn e baronesa de Carrickfergus.
Dias antes da cerimônia, a especulação em torno do título que seria adotado pelo casal após a cerimônia foi grande. Rumores indicam que a preferência por Duque e Duquesa se deve ao fato de que a mãe de William, Diana, recebeu ao casar-se com príncipe Charles o título de princesa de Gales. Por isso, a intenção era que Kate não recebesse o mesmo título que a mãe de seu, agora, marido.
Milhares de pessoas de todo o mundo se reuniram do lado de fora da histórica abadia e inclusive passaram a noite acampadas no local para ter uma visão melhor dos monarcas, celebridades, políticos e amigos que compõem a lista de 1.900 convidados da cerimônia religiosa.
"Assim que soube que eles se casariam, reservei meu voo", disse Annie Fischer, 36, de Frankfurt, na Alemanha. "A atmosfera é fantástica, é sensacional estar aqui com todos esperando", disse ela do lado de fora da abadia, onde a multidão entrava no espírito festivo desde a manhã, usando bandeiras britânicas e até mesmo réplicas de vestidos e tiaras de noivas.
Para outros, no entanto, o maior casamento real desde o matrimônio da mãe de William, Diana, com o príncipe Charles em 1981, era um evento a ser evitado, refletindo as divisões sobre a monarquia no país.
"É só um casamento", disse Ivan Smith, de 25 anos. "Todo mundo está enlouquecendo por causa disso. Eu não poderia me importar menos."
Mais velha de três irmãos, Catherine Middleton nasceu em 9 de janeiro de 1982 numa família de classe média que vivia em Berkshire, zona oeste de Londres. Seu pai, Michael, trabalhava como piloto de aviões, e a mãe, Carole, era comissária de bordo, mas depois montou uma empresa que vendia acessórios para festas pelo correio. Middleton é a primeira plebeia a casar com um príncipe tão próximo do trono em mais de 350 anos. Ela é vista como a nova face da monarquia britânica.
Ela conheceu o príncipe William na Universidade Saint Andrews, na Escócia, em 2001, onde estudou história da arte. O casal vivia junto com outros amigos numa república estudantil. Em abril de 2004, ela já ia com William, Harry e Charles à viagem anual de esqui na Suíça, causando alvoroço entre os fotógrafos.
O casal chegou a romper em 2007, quando William foi transferido para outros lugares da Grã-Bretanha como parte do seu treinamento militar, segundo a imprensa. Alguns tabloides a apelidaram de "Waity Katie" ("Katezinha da Espera", em tradução livre), porque a data do casamento nunca era marcada, e a criticaram por supostamente não fazer nada da vida enquanto aguardava que William pedisse a sua mão.
A entidade britânica de regulamentação da imprensa recebeu em 2007 queixas em nome de Kate, depois de ela ser assediada por fotógrafos e cinegrafistas em frente ao seu apartamento, em Londres. O episódio gerou comparações com a obsessão da mídia com a princesa Diana, mãe de William, que morreu em 1997 num acidente de carro em Paris, quando era perseguida por paparazzi.
Em 24 de fevereiro, o príncipe e a namorada participaram de seu primeiro evento oficial juntos, num prenúncio da vida de assédio que os espera. A imprensa internacional e centenas de admiradores foram à baía de Trearddur Bay, na ilha galesa de Anglesey, para ver o casal participar da inauguração de um barco salva-vidas.
Depois de casados, os noivos devem morar na ilha de Anglesey, noroeste do País de Gales.
Live blogging: confira como foi o casamento real