Israel diz que concentra seus ataques no Hezbollah, mas uma grande quantidade de civis estão morrendo. Por quê?

CARREGANDO :)

Argemiro Procópio – É a característica dessa guerra. O Hezbollah não tem um exército organizado. Ou seja, não é uma luta de um batalhão contra um batalhão. É uma luta extremamente complexa, que coloca Israel numa vantagem inicial.

Há seis anos, quando Israel desocupou o sul do Líbano, o Hezbollah estava enfraquecido.

Publicidade

Sim, e foi reerguido pelo Irã. Não há a menor dúvida. O Irã já até tornou isso público. O Irã tem uma projeção regional muito grande nessa guerra. E os EUA estão amarrados, por causa da invasão do Iraque.

E o que os EUA estão fazendo para resolver o conlifto?

Não só os EUA, como a Inglaterra e outros países aliados, estão dando sustentação à posição de Israel. Mas eles não devem entrar no conflito. Juntos, vão tentar que a ONU forme um exército multinacional para colocar em prática a resolução que pede o desarmamento do Hezbollah.

Enquanto isso não acontecer, o senhor acredita que Israel vá até o fim, até desarmar o Hezbollah?

Israel está com muitos problemas. Tem o conflito na Faixa de Gaza e, por mais bem treinados que sejam os soldados de Israel, o conflito no Líbano vai custar um dinheiro enorme.

Publicidade

Mas é possível que o país recue?

Essa hipótese é muito complexa, uma vez que Israel entrou nesse conflito porque percebeu que sua segurança estava totalmente ameaçada. Até em Tel Aviv chegou a cair foguete. É bom lembrar que o Irã promete a destruição do Estado judeu. Só dois países árabes reconhecem Israel: Egito e Jordânia.

Qual o desfecho dessa crise ?

O judeu não vai permitir um novo genocídio, e eles são fortes para não permitir isso. Eles não vão suportar que o Irã seja o segundo Hitler. Mas a população palestina também têm seus direitos. Então, Israel vai ter que encontrar uma solução de convivência pacífica com os palestinos. A paz nessa região passa por acordos de paz entre os descedentes de Israel (israelistas) e Ismael (ismaelistas, os árabes). Povos irmãos, de uma mesma tribo, conforme diz a Bíblia.

Publicidade