O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, vence seu rival republicano, John McCain, por 206 a 114 no Colégio Eleitoral, segundo uma projeção realizada pela Associated Press com base em pesquisas de boca-de-urna.
De acordo com a agência, Obama venceu em Nova York, na Pensilvânia, em Ohio, em Washington D.C., no Michigan, em Illinois, no Colorado, em Vermont, em Rhode Island, em Connecticut, em Delaware, em Iowa, no Maine, em Maryland, em Massachusetts, em Minnesota, em New Hampshire, em New Jersey e em Wisconsin.
Já o republicano John McCain ganhou no Texas, no Alabama, em Arkansas, na Carolina do Norte, em Dakota do Norte, no Kansas, em Kentucky, na Louisiana, em Oklahoma, no Tennessee, em Utah, Virgínia Ocidental e Wyoming.
A vitória de Obama na Pensilvânia, especificamente, diminui as chances de McCain. O Estado está entre os mais disputados da eleição presidencial americana deste ano e o republicano depositou ali suas esperanças para tentar reverter a desvantagem nas pesquisas de intenção de voto.
Se confirmados, esses resultados dão 206 delegados no Colégio Eleitoral para Barack Obama e deixam John McCain com 114. O número de delegados necessários para a eleição do presidente nos EUA é 270.
A mesma pesquisa indica ainda que o Partido Democrata já tirou dos republicanos quatro cadeiras no Senado.
O democrata Mark Warner tomou dos republicanos a cadeira no Senado em jogo em Virgínia; na Carolina do Norte, Kay Hagan, derrubou a senadora Elizabeth Dole, um dos nomes mais forte do Partido Republicano; Tom Udall levou a cadeira republicana aberta no Novo México; e Jeanne Shaheen desbancou o republicano John Sununu em New Hampshire.
Em Delaware, o vice na chapa de Obama, Joe Biden, manteve sua cadeira de senador. Caso Obama conquiste a presidência, o governador democrata do Estado indicará quem será o sucessor de Biden no Senado. As informações são da Associated Press.
- Confira a apuração em 43 estados e mais a capital
- Negros dos EUA festejam liderança de Obama
- "A essa altura, precisamos de um milagre", diz assessor de McCain
- Projeções dão vitória a Obama em 19 estados. McCain vence em 13
- Clima é de "já ganhou"
- Expectativa: Obamistas parecem torcedores de futebol em Chicago
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink